As belezas da França vão muito além de Paris, por isso convidamos você para descobrir um pouco sobre a cidade de Chartres, ideal para conhecer em um dia de viagem, ficando apenas a 80 km da cidade da Luz.

Com várias construções de séculos passados, a cidade mantém seu charme, com escadarias íngremes que levam ao rio Eure e construções da época medieval. A cidade é dividida em 2 partes: a parte alta e a parte baixa.

Na parte baixa de Chartres tire um tempo para conhecer o seu centro histórico que apesar de pequeno possui ruas cheias de lojas, mercados e restaurantes que mantiveram a beleza das arquiteturas medievais.

Um dos exemplos dessa arquitetura é a Salmon House, com uma fachada enxaimel,  a casa do salmão era habitada por Catherine Maubuisson, dama de Borville, que estava à frente de um grande negócio de importação e exportação. Além de uma estátua pequena de salmão , a fachada apresenta uma Anunciação e São Miguel matando o dragão. Hoje em dia a casa funciona como Posto de Turismo de Chartres Métropole.

L'enclos de Loëns - Chartres

Outro monumento da arquitetura local é o L’enclos de Loëns, do século 13, é uma coleção de edifícios que abrigava colheitas em sua despensa e seu sótão e que atualmente funciona o Centro Internacional de Vitrais.

Essas casas possuem uma arquitetura colombage, que são casas com madeiras irregulares, em formatos e direções diferentes e são muito conhecidas nessa região da França. É valido também caminhar pelas escadarias íngremes conhecidas como tetre que levam ao rio Eure, o passeio é imperdível.

Nem só de construções antigas vive a cidade, nas paredes de alguns pontos da cidade a arte de rua vêm ganhando seu espaço, além disso Chartres ainda faz parte do “Cosmetic Valley”, região onde estão instaladas várias fábricas de cosméticos e perfumes, sendo ponto de industrias como o Christian Dior, além disso, anualmente ainda há o festival de perfumes na cidade.

Mas, é na parte alta você encontra o principal ponto turístico da cidade, a Catedral de Notre Dame de Chartres.

A Catedral de Chartres é declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO e teve início em 1145 e, depois de 1194, após um trágico incêndio, ela foi novamente estruturada. Com uma estrutura gótica a igreja é considerada uma das mais importantes da Europa. A catedral mede cerca de 130 metros de comprimento e possui entre 32 e 46 metros de largura, além disso ela possui 9 portões esculpidos e é adornada por mais de 4.000 estátuas.

No entanto, o que mais impressiona no monumento são os 172 vitrais com mais de 5.000 personagens pintados, por isso a igreja é conhecida como “Bíblia feita de pedra”. Os vitrais são divididos em partes e cada parte dividida em painéis, lidos da esquerda para a direita, e de baixo para cima.

Esses painéis contam histórias bíblicas, narrando personagens do antigo e novo testamento, além de contar sobre alguns santos e do cotidiano do século XIII. Durante a visita repare no vitral “Notre-Dame de la Belle Verrière” uma rosácea do século 12, que expressa oferendas à Virgem Maria, a sensação é de estar oferecendo flores à Mãe de Cristo.

A catedral ainda possui como relíquia o Véu da Virgem Maria, no qual os fiéis acreditam ser que o ela usava no momento do parto de Jesus. Uma curiosidade do local é que o rei Henrique IV foi o único rei francês que foi coroado na Catedral de Chartres em 27 de fevereiro de 1594.

Outra grande atração da Catedral é o seu labirinto, ele fica no chão da igreja com 13m de diâmetro e 261m de percurso, para os cristãos ele é símbolo de seu encontro com Deus, já que não importa o caminho que trilhe sempre chegará ao centro, além disso ele é uma preparação para que o fiel avance em boas condições até o altar. Porém o labirinto só fica visível entre a Páscoa e o Dia dos Mortos (1 de novembro), das 10h00 às 17h00.

Quer conhecer a cidade de Chartres? Vamos eu te levo!  A Paris Tour BR possui pacotes exclusivos para que você conheça esse e outros destinos incríveis na França de forma personalizada. Entre em contato conosco pelo WhatsApp: +33615287367.